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Como fazer uma análise da concorrência nas Redes Sociais em 5 passos (acompanha planilha de seguimento!)

1. Identifique quem são os seus concorrentes

O primeiro passo na análise de seus concorrentes é saber quem são e onde estão. O primeiro passo é procurar no Google e nas Redes Sociais, encontre a sua concorrência e escolha pelo menos quatro competidores. Dessa forma, você já vai ter dados suficientes para começar o estudo.

Para que a análise da concorrência seja completa, preste atenção nos tipos de concorrentes:

  • Concorrência direta. Ache os seus concorrentes diretos, ou seja, os empreendimentos que fazem parte do mesmo mercado em que você se encontra e oferecem o mesmo produto ou serviço, por exemplo: Coca-Cola e Pepsi, Samsung e Apple.

analise da concorrência

  • Concorrência indireta. Por outro lado, encontre os seus concorrentes indiretos, ou seja, as empresas que fazem parte do seu setor e têm o mesmo público-alvo, mas que vendem um produto diferente -mesmo que atendam à mesma demanda, como no caso da Red Bull e da Starbucks. Ambas oferecem produtos diferentes, mas o público-alvo é o mesmo. Trata-se de uma porção de consumidores que pode optar entre uma bebida energética ou café –  pessoas que querem tomar algo que “agite”.

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2. Defina os dados da concorrência que você quer analisar

Depois de ter identificado os seus concorrentes, é necessário definir quais são os dados que você vai analisar.

Por exemplo, em quais redes sociais estão os seus concorrentes? Quantas publicações diárias e semanais fazem no Facebook, Twitter e em todos os canais de mídia social? Quantos seguidores têm? Que tipo de conteúdo publicam? Quantas interações são geradas com likes, shares e comentários? Eles respondem as mensagens do público?

Resumindo, tudo o que você acha que pode lhe ajudar a aprender mais sobre a sua concorrência e analisar seu comportamento de forma mais eficaz.

E se você não sabe por onde começar ou quais dados incorporar, além dos mencionados acima, não se preocupe, porque no passo 4 eu vou compartilhar um modelo para download para que você saiba quais os dados precisam ser seguidos.

analise da concorrencia

 

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3. Tenha as melhores ferramentas sempre à mão

Estamos na era da Internet, onde tudo é mais fácil do que nunca, por isso, se você não sabe como analisar a sua concorrência, não se preocupe: existem ferramentas especificamente criadas para ajudá-lo a fazer uma análise dos concorrentes da forma mais abrangente possível.

E, apesar de que encontrar estes dados é uma coisa que você pode fazer com facilidade – revisando os perfis rivais – aqui vão algumas ferramentas que podem ser bastante úteis:

  • Quicksprout. Permite comparar até quatro concorrentes ao mesmo tempo e mostra a quantidade de conteúdo compartilham em suas redes sociais.
  • Fanpage Karma. Controle a sua presença e da sua concorrência nas redes sociais. O plano gratuito dá a possibilidade de analisar os últimos 90 dias de todas as contas e permite comparar o desempenho, o crescimento, o conteúdomais usado, o número de fãs, as interações, a frequência de publicação e oengagment, dependendo do dia, da hora, e muito mais.
  • Audiense (antes SocialBro). Permite medir a sua marca e a concorrência no Twitter ao mesmo tempo. A ferramenta compara as suas ações com as dos seus concorrentes.
  • Twitter Counter. Com esta ferramenta é possível fazer uma comparação de seguidores e tweets no Twitter, embora a versão gratuita só permita  visualizar no máximo seis meses.
  • Like Alyzer. Essa é genial. Faz uma análise completa de fan pages do Facebook se você informar só a URL: Analisa desde informações mais básicas até o rendimento das publicações.
  • Quintly. É semelhante à  Fan Page Karma e permite monitorar as redes sociais (como Facebook, por um período de teste gratuito). Fornece informações sobre os KPIs, o comportamento dos fãs, usuários mais ativos, tempo de resposta e interações com os usuários e localização, entre outros.

4. Recolha dados e analise as informações

Chegou a hora da verdade: o momento de fazer a análise da concorrência, identificar qual é a sua vantagem competitiva (e, portanto, trabalhar para promovê-la) e ver quais são as  informações úteis que você pode extrair dos seus concorrentes para melhorar o desempenho da sua estratégia nas redes sociais.

Para poder analisar tudo isso, é fundamental que você monte um documentou ou planilha onde vai anotar os dados de forma clara e agrupável. É importante fazer esse seguimento e dedicar o tempo necessário à análise.

E pra que você não perca tempo com a tarefa – e, obvio, para economizar trabalho – criamos um excel com os dados que você precisa incluir na hora de fazer uma análise dos concorrentes. Para acessar o documento, clique aqui. Caso prefira baixar a planilha, você também pode fazer o download diretamente no seu computador.

Independente do uso, a planilha é muito prática já que você só precisa completar os campos necessários.

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Clique na imagem para baixar o modelo no seu computador.

5.Tome decisões e crie estratégias

Depois de ter recolhido e analisado informações dos seus concorrentes, chega o momento crucial: tomar as decisões que vão mudar o rumo da sua empresa.

No fundo, esta é a verdadeira razão pela qual você analisa os seus concorrentes: pra fazer o seu negócio melhorar. Então, agora que você já tem todos os dados à sua disposição, é hora de decidir o que fazer com eles.

Aproveite a oportunidade pra fazer um brainstorming e redefinir a sua estratégia de mídia social, mas também vá além e aproveite pra potencializar as ações que você sabe que funcionaram, deixe de fazer tudo o que não esteja funcionando e nunca deixe de provar novas ideias. É assim que você vai encontrar a fórmula que vai lhe permitir crescer e crescer enquanto você vê os concorrentes ficarem pequenininhos no seu retrovisor.

Se você fizer uma boa análise dos concorrentes e tomar as medidas adequadas, ninguém vai pará-lo.

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Então, o que você achou destes 5 passos para fazer uma análise dos concorrentes? Vai implementar? As informações são úteis? Deixe seus comentários!

Ah, e como sempre, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais para que todos os empreendimentos de pequeno e médio porte possa aproveitar estas dicas! E se você ficar sabendo de alguma queixa da sua concorrência, lembre-se novamente de Al Pacino e diga que “não é nada pessoal, são só negócios” ;).

Fonte: Postcron

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